sábado, 13 de agosto de 2011

Como ?

 
   Como é que se pode extirpar a dor ? Arrancar do mais profundo de nós esse mal que nos consome de forma lenta mas inexorável ? Como destruir esse cancro tremendo que nos faz recear a própria noite do dia que ainda não nasceu e nos impede de gozar o dia em que acabámos de acordar ?
   Como se apaga a recordação do que foi, a ideia do que poderia ter sido e será jamais ? Como silenciar a dúvida eterna que é não saber se poderíamos ter feito algo mais para mudar o que é já imutável ?
   Como aprender a acordar já com essa tormenta no peito que conduz o nosso primeiro pensamento consciente exactamente na direcção que tudo daríamos para evitar ? Como dissipar nesses primeiros instantes a memória de presenças perdidas para sempre, a memória dos momentos bons e maus com que escrevemos a história dos dias de uma vida que sendo nossa deixou de súbito de o ser ?
   Como encontrar a força para sorrir quando tudo o que queremos fazer é chorar ? Como falar do futuro quando todas as palavras que nos assomam à mente são sobre um passado que não regressará ?
   Como dissipar a raiva que nos ruge no peito pelo abandono a que fomos votados, a revolta contra a injustiça de nos ter sido roubado o direito à decisão, o direito à escolha e se calhar ao próprio erro com que é construída a experiência da nossa humanidade ?
   Como ? Quem mo ensina ? Quem o sabe ?